Curiosidades

  • Trava-línguas

    Trava-línguas

    Trava-língua é uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. Os trava-línguas fazem parte das manifestações orais da cultura popular; são elementos do nosso folclore, como as lendas, os acalantos, as parlendas, as adivinhas e os contos. Eles podem aparecer sob a forma de prosa, versos, ou frases. Além disso, praticar os trava-línguas é uma excelente ferramenta pedagógica para aperfeiçoar a dicção e a pronúncia de quem está aprendendo um idioma.

  • Por que “French Fries” se não foram inventadas na França?

    Por que “French Fries” se não foram inventadas na França?

    Na verdade, as "French Fries" não foram inventadas na França. A Bélgica é provavelmente o país de origem das batatas fritas. Mas a palavra "French" não se refere ao país de origem e sim ao modo como este prato é preparado. Quando o alimento é cortado em tiras, diz-se que ele é "frenched". Uma vez que "French Fries" são tiras de batatas (potatoes) fritas (fried), elas tornaram-se conhecidas como "French Fries Potatoes" ou "French Fries".

  • Por que dizer

    Por que dizer "hamburger" se não contém "ham" (presunto)?

    À primeira vista, a palavra "hamburger" parece ser uma combinação das palavras "ham" e "burger". Portanto, as pessoas naturalmente presumem que um "hamburger" é um "burger" que contém "ham". Na verdade, a palavra "hamburger" tem suas raízes na cidade de Hamburgo, Alemanha, onde as pessoas costumavam comer algo similar chamado "Hamburg steak". Quando chegou aos Estados Unidos, o "hamburg steak" teve seu nome encurtado para "hamburger".

  • Urso ou marsupial???

    Urso ou marsupial???

    O coala não é um urso, como muitos pensam. Na verdade, este animal tão fofo é um marsupial, parente do canguru.  A fêmea também carrega seu filhote na bolsa marsupial localizada em sua barriga. Os coalas alimentam-se exclusivamente de folhas de eucalipto. Não bebem água, pois matam a sede apenas com o suco oleoso das folhas. 

  • Icebergs

    Icebergs

    Icebergs não são feitos de água do mar, ao contrário do que muitos imaginam. Eles são formados por neve acumulada durante milhares de anos.

  • Mar Morto

    Mar Morto

    O Mar Morto tem esse nome devido à sua grande quantidade de sal, dez vezes superior à dos demais oceanos, donde decorre a escassez de vida em suas águas. É a água mais salgada do mundo! Mas o Mar Morto não é um mar! Na verdade, é um lago, alimentado pelo Rio Jordão, que banha a Jordânia, Israel e Cisjordânia.  

  • Muito frio no Piauí!!!

    Muito frio no Piauí!!!

    Estudos científicos demonstram que há milhões de anos o Nordeste era uma região coberta de gelo. Paleontólogos encontraram, no Piauí, indícios da presença de geleiras: blocos de gelo gigantes que pesavam muitas toneladas. Antes das geleiras tomarem conta do Piauí, um mar amplo e raso cobria quase todo o nordeste do Brasil.

     

  • Festival de Woodstock

    Festival de Woodstock

    O Festival de Rock de Woodstock, festival de música realizado entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, de Woodstock só teve o nome. O festival deveria acontecer originalmente na pequena cidade de Woodstock, mas os moradores locais não aceitaram, o que levou o evento para a pequena Bethel, a uma hora e meia (69 km) de distância.