TOEFL iBT

Em 2008, a Escola Fisk de Cuiabá tornou-se o primeiro e único centro aplicador do exame TOEFL iBT em Mato Grosso. Este exame é reconhecido internacionalmente como um dos mais confiáveis para determinar o grau de conhecimento de inglês de pessoas que não possuem este idioma como língua materna.

Em 1964, a ETS (Educational Testing Service), uma instituição americana, desenvolveu o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), com o intuito de avaliar candidatos estrangeiros a vagas em universidades e em empresas norte-americanas.

A versão online do exame, TOEFL iBT, foi desenvolvida a fim de agilizar o processo de realização das provas e emissão de resultados. Mas a versão em papel ainda é aplicada. O TOEFL iBT é exigido por mais de 8.000 instituições de ensino espalhadas por mais de 130 países para medir a competência comunicativa na língua inglesa de candidatos ao selecionarem os mais qualificados para seguir um curso de graduação ou pós-graduação ministrado em inglês.

Reconhecimento do exame:

O TOEFL iBT tem reconhecimento internacional.

Habilidades avaliadas:

São avaliadas as 4 habilidades comunicativas: conversação, leitura, escrita e compreensão auditiva.

Formato e duração do exame:

O TOEFL iBT é realizado via Internet, mas o candidato deve estar presente no centro aplicador do exame (não pode ser realizado em casa).  A duração total é de aproximadamente 4 horas (com os procedimentos de check-in):

Habilidade

Questões

Duração

Reading

3-5 Textos, 12-14 questões cada

60-100 minutos

Listening

4-6 Gravações, 6 questões cada
2-3 Conversas, 5 questões cada

60-90 minutos

Speaking

6 Tarefas

20 minutos

Writing

2 Tarefas

50 minutos

 

Público-alvo:

Este é o exame exigido dos candidatos que querem estudar em universidades nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, entre outros países. O TOEFL ITP não pode ser utilizado com este objetivo. Também é exigido por empresas para verificar a habilidade de seus funcionários neste idioma.

No Brasil, o TOEFL iBT é utilizado por grandes empresas como forma de classificar o nível de conhecimento de candidatos a vagas e colaboradores. Várias universidades brasileiras também pedem o resultado desse exame no processo de seleção para cursos de mestrado e doutorado. Apesar da orientação acadêmica, o TOEFL iBT passou a ser utilizado também por órgãos governamentais e por programas de intercâmbio como avaliador de conhecimento.

Pré-requisito:

Qualquer pessoa pode inscrever-se para o TOEFL ITP, independente de estágio e mesmo que não tenha feito um curso preparatório. Mas o candidato precisa ter excelente conhecimento de inglês para obter uma pontuação satisfatória na prova e usá-la para ingressar em uma universidade no exterior.

Local e datas de aplicação do exame:

O exame é aplicado apenas na unidade Getúlio Vargas (consultar endereço e telefone no rodapé do site) e as datas do exame estão disponíveis na agenda do site.

Inscrição e valor do exame:

A inscrição é feita pelo site da ETS (www.ets.org/toefl/ibt/register) e o pagamento é feito com cartão de crédito internacional. O valor da inscrição é estabelecido em dólar e varia conforme a data em que a inscrição for efetuada (em média, US$ 200.00). Quanto mais perto da data da prova, maior será o valor da inscrição.

Sistema de pontuação:

A pontuação varia entre 0 e 120 pontos e cada universidade estabelece a pontuação que o aluno deve obter. A pontuação varia de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

* 110 a 120 pontos = C1
* 87 a 109 pontos = B2
* 57 a 86 pontos = B1
* 38 a 56 pontos = A2
* 0 a 37 pontos = A1

Prazo para o resultado:

O resultado é enviado em até 15 dias diretamente para o e-mail que o candidato cadastrou ao inscrever-se, e também é enviado à instituição que exigiu o exame caso o candidato tenha cadastrado a mesma. Se o candidato optar por receber o resultado impresso, o mesmo chegará em até 5 semanas.

Validade do exame:

O resultado do TOEFL iBT é válido por 2 anos.