TOEFL ITP

Reconhecimento do exame:

O TOEFL ITP, apesar de também ser elaborado pela ETS, tem reconhecimento nacional.

Habilidades avaliadas:

O TOEFL ITP avalia compreensão auditiva, estruturas gramaticais e interpretação textual.

Formato e duração do exame:

O TOEFL ITP é realizado em papel e a duração total é de aproximadamente 2 horas e 30 minutos (com os procedimentos de preenchimento da folha de resposta):

Habilidade

Questões

Duração

Listening
(50 questões)

Diálogos curtos: 30 questões
2 Diálogos longos, 4 questões cada
3 Palestras, 4 questões cada

35 minutos

Structure
(40 questões)

Frases com lacunas: 15 questões
Reconhecimento de erro: 25 questões

25 minutos

Reading
(50 questões)

5 Textos, 10 questões cada

55 minutos

 

Público-alvo:

Este exame é muito utilizado por pessoas que querem lecionar inglês e precisam comprovar proficiência e também é exigido por algumas universidades brasileiras como comprovação de proficiência nos seguintes casos:

* alunos de graduação em Letras (ou outro curso que tenha inglês na grade curricular) que querem ser dispensados das matérias de inglês;

* candidatos que querem ingressar em programas de mestrado ou doutorado e precisam comprovar proficiência no inglês (algumas universidades ainda optam pela prova de interpretação de texto).

Algumas empresas também exigem que os candidatos à vaga comprovem nível de inglês avançado através do TOEFL. Além disso, o TOEFL ITP está sendo aceito por algumas universidades (poucas ainda) no exterior e também por órgãos governamentais e programas de intercâmbio, por exemplo o Ciência Sem Fronteiras.

Pré-requisito:

Qualquer pessoa pode inscrever-se para o TOEFL ITP, independente de estágio e mesmo que não tenha feito um curso preparatório. Mas é necessário que o candidato tenha excelente conhecimento em inglês para prestar este exame a fim de usar a pontuação obtida para os objetivos desejados.

Local e datas de aplicação do exame:

O TOEFL ITP é aplicado nas 3 unidades Fisk em Cuiabá (consultar endereços e telefones no rodapé do site). As datas de aplicação do exame em cada unidade estão disponíveis na agenda do site.

Inscrição e valor do exame:

A inscrição é feita na própria unidade onde o candidato fará a prova. As informações sobre valor e prazo de inscrição estão na agenda do site.

Sistema de pontuação:

A pontuação varia entre 310 (mínimo) e 677 (máximo) pontos. Cada universidade (edital) estabelece a pontuação que o candidato deve obter na prova. A pontuação varia de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

* 627 a 677 pontos = Gold (C1)
* 543 a 626 pontos = Silver (B2)
* 460 a 542 pontos = Bronze (B1)
* 337 a 459 pontos = A2 (somente o score, sem diploma)

Prazo para o resultado:

O resultado é enviado para a unidade onde o exame foi aplicado de 15 a 30 dias (aproximadamente).

Validade do exame:

O resultado do TOEFL ITP é válido por 2 anos.