Fisk no Brasil
Anos 50
Como tudo começou
Em 1950 Richard Fisk veio ao Brasil visitar seu irmão, que trabalhava no Consulado Americano de São Paulo. Richard gostou tanto da cidade que resolveu ficar. Começou a lecionar inglês e, em 1951, passou a ministrar aulas na TV Tupi, a primeira emissora da América Latina, e na TV Rio. Em pouco tempo, os negócios prosperaram e Richard decidiu criar seu próprio método. Sensível às dificuldades dos alunos brasileiros, desenvolveu material didático próprio com base nas diferenças entre estruturas gramaticais das duas línguas e criou uma maneira de apresentação dessa estrutura mais ordenada do que a dos livros existentes até então. Sua ideia foi um sucesso imediato e, com os primeiros resultados positivos, ele pode abrir sua própria escola em 1952, localizada no bairro da Bela Vista em São Paulo e começou a funcionar com 60 alunos.
Richard virou Mr. Fisk, naturalizou-se brasileiro e transformou a pequena escola, instalada em um sobrado alugado na região central da cidade, em uma verdadeira potência. Sensível às dificuldades dos alunos brasileiros, desenvolveu material didático próprio com base nas diferenças entre estruturas gramaticais das duas línguas e criou uma maneira de apresentação dessa estrutura mais ordenada do que a dos livros existentes até então. Sua ideia foi um sucesso imediato e, com os primeiros resultados positivos, ele pode abrir sua própria escola em 1952, localizada no bairro da Bela Vista em São Paulo e começou a funcionar com 60 alunos. Richard virou Mr. Fisk, naturalizou-se brasileiro e transformou a pequena escola, instalada em um sobrado alugado na região central da cidade, em uma verdadeira potência.
Anos 60
Metodologia Fisk
Em 1960 a fama e a eficiência do método Fisk chegaram a outros estados surgindo, assim, um grande interesse em novas parcerias. Foram tantos os interessados em utilizar o método FISK que, por volta de 1962, iniciou-se o atualmente chamado sistema de franquias, sendo que os primeiros contratos foram feitos na base do “aperto de mão”.
Anos 70
Expansão da marca Fisk
Durante os anos 70, Mr. Fisk já possuía mais de 15 escolas que eram administradas por ele e por sua ex-esposa, Zélia de Toledo Piza. Enquanto Zélia encarregava-se da área administrativa, Mr. Fisk se responsabilizou pelas áreas comercial e pedagógica, buscando pontos para a instalação de novas unidades, supervisionando todas as operações e, também, fazendo programas de TV. Foram 25 anos de sucesso na televisão. Mr. Fisk gravava programas de televisão em várias cidades, como Goiânia, Recife, Porto Alegre, entre outras. Seus programas eram divididos em duas partes; a primeira era de conversação com um tradutor ao lado e a segunda era para ensinar letras de músicas. Como Mr. Fisk recebeu uma grande quantidade de cartas solicitando essas letras, ele teve a ideia de lançar os famosos folhetos que continham as letras e as traduções dessas músicas.
Anos 80
Do Brasil para o mundo
Em 1988, a Fisk comemorou 30 anos com seu 1º Congresso Internacional na cidade do Rio de Janeiro. Participaram desse encontro franqueados de toda a rede, que já contava com aproximadamente 400 unidades espalhadas pelo Brasil. Nessa época, a Fisk passou a despertar o interesse de outros países da América Latina, foi quando Buenos Aires, capital da Argentina, tornou-se a sede da primeira "Escuela Fisk"
Anos 90
Fundação Richard Hugh Fisk
A partir dos anos 90, a Fisk se fez mais presente nos veículos de comunicação, principalmente na mídia televisiva por meio de patrocínios esportivos. Também nesse período foi instituída a Fundação Richard Hugh Fisk, garantindo, dessa forma, o futuro dos franqueados e dos funcionários e a continuidade da marca. Em 25 de agosto de 1997, em reconhecimento aos serviços relevantes que prestou à cultura e à educação, Mr. Fisk foi homenageado como Cidadão do Estado do Rio de Janeiro no Plenário da Assembleia Legislativa.
Anos 00
O Centro de Ensino mais premiado
Em 15 de outubro de 2003, Richard Fisk recebeu o título de Cidadão Paulistano ao mesmo tempo que sua fundação recebia prêmios, como Selo de Excelência em Franchising e Franqueadora do Ano entre outros. Fisk deixa de ser apenas uma escola de idiomas. Incorpora os cursos de Informática e de Português para Brasileiros e torna-se um centro de ensino cada vez mais competitivo a fim de atender a demanda e as necessidades do público que, em busca de conhecimento, aderiu aos novos cursos e continua fazendo da rede um grande sucesso.
Hoje
Inovando sempre
A Fisk vem se destacando como o melhor centro de ensino do Brasil, com cursos dinâmicos, professores atualizados e método de ensino moderno e inovador, além de toda a estrutura de apoio aos alunos e franqueados. Atualmente possui cerca de 1.000 unidades em funcionamento espalhadas por todos os estados e pelas principais cidades brasileiras, além de unidades em Angola, Argentina, Japão, Paraguai e Bolívia. Com metodologia própria, as escolas da rede Fisk oferecem cursos de Inglês, Espanhol, Português para Brasileiros e Informática; promovem intercâmbios para Canadá e Argentina e aplicam exames de certificações internacionais como TOEIC®, TOEFL® ITP e TOEFL® iBT. A Fisk é a única franqueadora da área de educação que recebeu duas vezes o título de Franqueadora do Ano da Associação Brasileira de Franquias (ABF). São mais de 15 milhões de pessoas que já estudaram na Fisk e a consagraram como um dos maiores centros de ensino do mundo. Com mais de 60 anos de uma história de sucesso e horando a memória de seu fundado, que sempre expressou uma grande gratidão ao Brasil, a Fisk só tem a agradecer a todos que contribuíram para o seu crescimento.
Fisk em Cuiabá
Em 1º de março de 1976, Orminda Ignez Sant’Anna inaugura a primeira unidade Fisk em MT.
Hoje em dia, Ignez atua como tradutora juramentada em MT.
Em 1984, a escola passou às mãos do casal Geraldo e Hilda Macedo.
Atualmente, Hilda é proprietária da Fisk Várzea Grande e continua ministrando aulas de inglês com muito amor pela nossa marca.
Em 2002, a Fisk em Cuiabá passa do casal Macedo para Yuji Izawa.
Izawa é brasileiro filho de japoneses, formado pela Tokyo Metropolitan College of Commerce no Japão e pela Franklin University nos EUA.
Nos dias de hoje, Izawa atua como diretor das 2 unidades Fisk em Cuiabá, é casado com Najara, e tem 2 filhos: Taiga e Sakura.
As 3 gerações da Fisk Cuiabá.
Prêmios e Reconhecimentos
A Fisk, como um renomado centro de ensino, adquiriu e vem adquirindo muitos prêmios em reconhecimento ao trabalho sério e de comprometimento com seus alunos e franqueados.